A importância do esporte - Jogos escolares

Texto da professora Priscila Turko.

Os alunos da Escola Rural Municipal de Barro Preto estão treinando entusiasmados para os jogos escolares que acontecem sempre no 2° semestre do ano, este ano ocorrerá entre os dias 14 a 22 de agosto. O III JOEM, Jogos Escolares Municipais de Imbituva, o qual será realizado no Ginásio Municipal de Esportes Diogo Emanuel de Almeida.
Nossos alunos competirão com alunos das outras escolas participantes, sendo oito escolas no total. Terá quatro modalidades de jogos:

XADREZ: jogo tabuleiro, o qual é individual e de estratégia, requer concentração e muita habilidade mental, para a resolução de problemas e tomadas de decisões sob pressão.


TÊNIS DE MESA: jogo individual exige-se agilidade, concentração e muita coordenação motora.

QUEIMADA: jogo coletivo utiliza-se muita estratégia, velocidade, domínio e precisão. Apenas times femininos jogarão nessa modalidade, sendo 15 alunas em cada time.

FUTSAL: jogo coletivo, esporte que usa varia habilidades como: agilidade, velocidade, coordenação motora global e localização espaço/temporal. Somente times masculinos, sendo 10 alunos em cada equipe.

Primeiramente em sala de aula, a professora de educação física Alessandra, trabalhou as regras de cada modalidade, para só após essas explicações começarem os treinamentos. Foi trabalhada a importância do esporte para as crianças, não apenas o lado do desenvolvimento motor, mas dando ênfase ao lado do desenvolvimento cognitivo, o respeito, a convivência em grupos, disciplina, sociabilidade e o conceito de cidadania.

Os jogos escolares movimentam as escolas, dando energia especial e são esperados com muita ansiedade e carinho pelos alunos. As competições infantis são uma oportunidade de estimular o espírito esportivo e amizade, além de espalhar os valores do esporte entre as crianças, mesmo querendo alcançar a vitória, necessita-se sempre lembrar que o importante é estar participando.

Além disso, o esporte auxilia na saúde corporal e mental, propiciando a possibilidade de desenvolver habilidades corporais e mentais, participando de atividades culturais em que possam expressar seus sentimentos, emoções e afetos, bem como participar de momentos de lazer e entretenimento, o que favorece também sua interação e socialização, visto que quanto mais cedo as crianças aprendem algum esporte, melhores e mais habilidosos se tornarão.

Estamos torcendo muito para que seja um evento maravilhoso e proveitoso. Desejamos boa sorte a todos.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imbituva - 150 anos

VALORIZANDO O ESPAÇO EXTERNO DA ESCOLA

Projeto: O Poder da Maçanilha